
Bem pertinho da glamourosa cidade de Gramado está Canela, a doce e única cidade onde nos hospedamos no Rio Grande do Sul. É peculiar, criativa, perfeita e apaixonante em todos os sentidos. Você para e fica olhando sem palavras! Não é badalada como a sua vizinha, mas ideal para passeios românticos, em família e possui ótimos lugares pra comer e com um preço mais acessível.
Canela é uma cidade turística e acolhedora, lembro que logo quando adentramos pelo portal da cidade já fiquei encantada com a decoração da Temporada de Inverno, tinham bonecos de neves espalhados pela cidade inteira, uma fofura imensa, as crianças amaram, Maitê ficava falando que eram primos do Olaf do desenho Frozen, da Disney.



As primeiras impressões e paixões por Canela
Logo que chegamos à cidade, resolvemos ir direto ao apartamento que alugamos para guardar as malas e principalmente colocarmos mais blusas rs, pois além daquela chuvinha gelada o frio estava demais, enfim começávamos a conhecer os encantos do inverno no Sul.
#dicadehospedagem
O apartamento da nossa anfitriã, Coca, é um espetáculo a parte. Bem próximo ao centro de Canela, muito aconchegante e extremamente lindo, sem exagero nenhum. Como estávamos em família, com duas crianças, achamos muito mais interessante ter um apartamento inteiro pra nós do que ficarmos os quatro presos em um quarto de hotel e, sem dúvida isso fez total diferença.
Para mais informações, fizemos um post contando tudo sobre a nossa hospedagem, aqui.

Ficamos por sete dias na Serra Gaúcha, no primeiro dia não conseguimos passear muito por conta da cerração que tomou conta da cidade às 14h, nós apenas conseguimos ir até o centro para almoçar, que de antemão adianto, comemos em um restaurante simples e com uma maravilhosa comida caseira, o Café Ponto A, quem for à Canela e não almoçar com eles será uma grande pena!
Após o almoço tivemos que retornar ao apartamento pois, caiu uma cerração absurda que não dava nem para enxergar nada e também estávamos um pouco cansado da viagem.

As atrações de Canela
Em Canela também têm lugares lindos para se conhecer, a cidade não é tão badalada (como disse anteriormente) como Gramado, mas engana-se quem pensa que o charme todo da Serra Gaúcha está na vizinha. Canela têm muitos parques, como o famoso Parque do Caracol, Alpen Park, restaurantes badaladíssimos como o Magnólia que reúne em apenas um local: cinema, bar e restaurante, e a maravilhosa Catedral de Pedra, um dos pontos mais importantes da cidade (senão o mais), a construção é realmente tão maravilhosa quanto nas fotos, uma pena não termos conseguido assistir pelo menos uma missa, mas não faltarão oportunidades!



Aqui tem dica de um dia inteirinho pra passear em Canela, o blog Top 5 Tour fez um roteiro recheado de atrações deliciosas nessa cidade que tem um charme a parte na Serra Gaúcha, dá uma olhada aqui!
Festa Colonial
No último dia na cidade fomos visitar a “Festa Colonial” onde são vendidos vários produtos coloniais, como as tradicionais e deliciosas cucas alemãs, pastéis, geleias, carnes assadas e ótimas opções para presentes (as lembrancinhas estavam com ótimos preços!) além de músicas ao vivo, várias lojas montam estandes para divulgação de seus produtos e venda dos mesmos, tinham ótimos chocolates artesanais, foi uma experiência incrível poder conhecer essa feira de pertinho e aproveitar de tantas coisas deliciosas.
A festa é organizada pela comunidade rural que aproveita dessa oportunidade para apresentar o potencial de seus quitutes e tradições que realmente são o máximo. Ocorre todos os anos em julho no Centro de Feiras, em Canela, na Praça João Corrêa.




Curiosidade
Outra coisa se você for Paulista, não se assuste se encontrar a maioria dos estabelecimentos comerciais fechado na hora do almoço, lá eles seguem a famosa “sesta”, o tradicional sono durante o dia na Espanha, ou seja das 11h30 às 14h a cidade para de funcionar um pouco rs.
Num dia que passeamos até mais tarde quando precisamos comprar leite para levar para o apartamento, não encontramos nenhum lugar para comprar, após às 17h não se encontra padarias e nem supermercados abertos, foi estranho pra quem está acostumado a ter estabelecimentos 24h aqui em São José, mas nada que tire a magia desse lugar incrível que é Canela!
COMO CHEGAR
De carro, a partir de Porto Alegre, há três caminhos. o mais bonito (e sinuoso) é pela BR-116, mas o mais comum é sair da BR-116 depois de Novo Hamburgo, pegar a RS-239 e, em Taquara, seguir pela RS-115. O mais curto é ir pela cidade de Cachoeirinha, na RS-020, e continuar pela RS-115, depois de Taquara. Do Aeroporto Salgado filho e da rodoviária de Porto Alegre, os mais próximos de Canela, saem ônibus diários (Viação Citral, 0800-979-1441).
Para sua Viagem:
Reservando sua viagem com os parceiros do Roteirando (pelos links abaixo), além de garantir o menor preço e a melhor qualidade, você ajuda a manter o blog e não paga nada mais por isso!
+ Veja hospedagens em Canela, Gramado, Nova Petrópolis.
+ Seguro viagem com a Real Seguros, em até 6x sem juros, aqui.
+ Alugue seu carro com a RentCars, pague em até 12x no cartão, aqui.
Canela é muito legal mesmo e vocês foram na melhor época! a cidade enfeitada assim nem parece real né? Sobre o apto queboegaram, aguardo o post. Deve ser uma experiência ótima se senrir me casa em Canela.
como já falei, a sua viagem pelo sul está fantástica, ótimo tempo pra passar em família!
Infelizmente só passei por Canela, agora estou com muito mais vontade de voltar! Beijos
Canela é demaaaais! Chegou a ir na Dauper biscoiteria? Melhor cookie que ja comi na vida!
Uma fofura Canela, pelo que vejo em fotos merece muito uma visita. Quando programarmos nossa viagem a Gramado com certeza iremos conhecê-la também.
Uma cidade realmente linda! Fui quando era pequena com a minha família e me lembro muito pouco da cidade. Pretendo voltar um dia com o marido e quem sabe com os filhos! Ótima matéria, super completa. Abraços.
Que cidade gracinha! Preciso conhecer logoooooo!!!
Acho Canela um destino tão pouco divulgado e parece bem bacana. Adorei a sua foto com as crianças chegando ao apartamento e imaginei, depois de um dia de passeios, as duas pessoinhas assistindo Discovery Kids e capotando cada uma para um lado no sofá. Que fofo!
Que charme de cidade, adoraria conhecer Canela e toda a Serra Gaúcha. Agora, confesso que fiquei impressionada aqui com aquela foto da cerração até as 2h da tarde, fiquei curiosa para saber se isso acontece com frequência. E bacana as dicas de restaurantes com comida caseira, não gosto de lugares luxuosos, mas simples com comida de boa qualidade 🙂 Beijos
Canela é mesmo uma fofura… acho que da próxima vez me hospedo por lá também para sentir mais o clima da cidade. Acho que quando a gente só fica indo e voltando, não pega certas nuances, né?
Vou aproveitar para conhecer essa Festa Colonial, que parece bem bacanuda!!! 🙂
Daqui uns dias vou dar um pulo em Gramado e Canela e esse post caiu feito luva na mão <3
Que saudades dessa cidade! Canela é puro charme, uma delícia de cidade. Tudo muito lindo e organizado. O que mais gostei na cidade foi o parque do caracol.
Canela é linda demais e possui atrações maravilhosas! Adorei o post e as dicas ótimas. Bjs
Que lugar mais charmoso! E que cerração assustadora, hehehe, mesmo assim quero conhecer. Valeu pelas dicas!
Uma das cidades mais gostosas que já visitei pelo sul. Fui só de passagem, mas certamente quando voltar ficarei uns diazinhos pra curtir esse clima gostoso!
Não sabia que existia uma cidade com este nome, será que tem a ver com o pau de canela? A catedral de Pedra parece imponente, tal como a cascata! Aquele passeio no teléferico deve ser demais!
É verdade… a gente olha tanto para Gramado e termina subestimando Canela que é tão bonita né?! Estive aí 2x mas acho que se voltasse a esta região faria como vocês e me hospedaria aí. 🙂 Gostei muito da decoração nas ruas e da foto com o tempo fechado. 🙂 bj
Nossa! Quantos programas legais! Ainda não tive o prazer de conhecer mas já adorei! Parabéns!
Amamos Canela, na ultima viagem que fizemos fomos os quatro e as crianças curtiram muito e pedem para voltar.. uma Cidade linda, charmosa e muito aconchegante 🙂
Eu adorei Canela. Tem mesmo essa coisa de ser mais aconchegante do que Gramado, embora tenha poucas atrações. Eu particularmente gostei mais dos restaurantes de Canela.
Que decorações mais fofas e charmosas! Gostei muita da rotunda cheia de guarda-chuvas que aparece logo na primeira foto!
Muito charmosa esse cidade, mais a foto do teleférico junto da cachoeira está muito linda que visual.